Tipos de Clareamento Dental
- Dra. Ana Carolina Arantes
- 18 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2023
Os dentes mudam a coloração com o tempo devido aos hábitos alimentares e de higiene e com o passar natural do tempo. Alimentos muito pigmentados como café, vinhos, molhos e refrigerantes são alguns exemplos que podem afetar o esmalte do dente.

O Clareamento dos dentes é uma ótima opção para remover essa pigmentação e para mantê-los sempre mais branco.
Existem três opções de clareamento, a realizada no consultório, a utilizada com moldeiras e aplicadas diariamente em casa e a combinação das duas.
Como funciona o clareamento dental
O produto clareador utilizado é o peroxido de hidrogênio e ele penetra no dente, quebrando as moléculas dos pigmentos, deixando-os menores e mais claros, trazendo um sorriso mais branco e brilhante ao paciente.
Tipos de clareamento
Clareamento realizado no consultório
O cirurgião dentista aplica o produto clareador diretamente no dente e deixa agir em media por 15 minutos. O produto clareador utilizado é peróxido de hidrogênio com uma concentração maior – normalmente 37% e antes de iniciar o tratamento, a gengiva é devidamente protegida porque o produto pode causar queimaduras e pequenas lesões ao entrar em contato com a mucosa. Essa aplicação é repetida de acordo com a orientação do fabricante e ao final da consulta, o dente já está mais claro do que ao início.
Essa técnica é muito utilizada quando o paciente precisa clarear os dente mais rápido ou não consegue usar a moldeira de clareamento diariamente.
Clareamento caseiro
É realizado através da utilização de uma moldeira transparente de silicone para levar o produto clareador ao dente. O peroxido de hidrogênio tem uma concentração menor (16%) por isso deve ser utilizado por vários dias até atingir a cor desejada.
Normalmente em quatro semanas, se usado a placa diariamente, o dente já vai apresentar bem mais claro.
E para quem faz o tratamento ortodôntico com Invisalign, o produto clareador pode ser utilizado diretamente nos alinhadores. No vídeo a seguir você confere um passo a passo super simples de como é realizado o clareamento com Invisalign:
Clareamento combinado
Primeiramente é feito a aplicação do produto no consultório pelo dentista (Clareamento de consultório) e depois complementado com o tratamento caseiro.
Neste caso não há a necessidade de quatro semanas de aplicação do produto em casa, é só uma complementação para deixar os dentes mais claros de acordo com o desejo do paciente – mas sempre com a supervisão do dentista.
O Clareamento dental danifica os dentes?
O processo de clarear os dentes é uma reação química e o produto vai agir apenas no pigmento do dente, não danificando a estrutura do dente. Não é um processo abrasivo que possa remover esmalte ou dentina.
Cuidados durante e após o clareamento
Durante o clareamento é normal que os dentes fiquem um pouco sensíveis por isso, é importante iniciar o uso de produtos contra sensibilidade antes mesmo de iniciar o tratamento. Dessa forma, vai prevenir muito esse efeito indesejado e em alguns casos nem vai se manifestar.
Alguns alimentos e bebidas muito corados devem ter seu consumo reduzido ou evitado durante o clareamento dependendo da frequência de ingestão.
O café preto e chá preto são dois alimentos que pigmentam muito os dentes e podem interferir no resultado e na durabilidade do tratamento. Uma dica é ingeri-los com canudo para diminuir o contato com a superfície dos dentes.
O Clareamento dental é muito eficaz e duradouro, dependendo da dieta e cuidados com a higiene bucal ele pode permanecer por muito tempo. Mas devido o passar da vida e hábitos, é natural que novos pigmentos sejam incorporados aos dentes e um retoque ao tratamento seja necessário.
Até mais!
Dra. Ana Carolina Arantes
Se ficou mais alguma dúvida, entre em contato. Agende uma avaliação para seu clareamento pelo nosso WhatsApp: 41 98868-8164.
CLM PR - 3316 | Responsável técnico pela clínica: CRO/PR 17647
Comentarios